Portugueses desconhecem fim do sinal analógico de televisão
Um estudo da Universidade Lusófona mostra que nove em cada dez portugueses desconhece que o sinal analógico de televisão será desligado em 2012.
O sinal de televisão digital já cobre cerca de 87% da população portuguesa
Nove em cada dez portugueses desconhecem quando vai ser desligado o sinal analógico de televisão, previsto para 7 de janeiro de 2012, e que passará a ser transmitido em sinal digital.
Segundo um estudo da Universidade Lusófona, hoje divulgado, apenas 7,8% dos inquiridos identificaram corretamente 2012 como o ano do desligamento do sinal analógico de TV terrestre.
A maioria dos participantes neste inquérito (85,4%) afirmou não saber quando tal vai acontecer, 6,1% indicaram o ano de 2011 como a data do desligamento e 0,7% apontaram o ano de 2013.
Custos são preocupação
Os custos associados à TV digital são a preocupação dominante dos inquiridos (60,6%), seguindo-se as questões práticas associadas associadas à TV digital, como a cablagem a instalação do equipamento.
Sobre o interesse na TV digital, 8,6% dos inquiridos indicaram não ter interesse ou ter pouco interesse na TV digital, 26,7% mostraram-se moderadamente interessados, enquanto 58,5% dos inquiridos manifestaram ter interesse ou muito interesse na TV digital.
A Anacom (Autoridade Nacional de Comunicações) garante que vai avançar com uma campanha de sensibilização da população sobre o fim da televisão analógica , apesar do sinal digital já cobrir cerca de 87% da população.
A data prevista para o desligamento total do sinal analógico é a 26 de Abril de 2012, na sequência da primeira e segunda fases do "switchover", que decorrem respetivamente a 7 de Janeiro e a 22 de Março de 2012.
fonte: Expresso
Sem comentários:
Enviar um comentário