O tenente Blueberry era a personagem mais famosa de Moebius
O desenhador e artista de banda desenhada Jean Giraud, conhecido como Moebius, morreu aos 74 anos, vítima de doença prolongada. Foi o criador do tenente Blueberry, mítico herói da BD franco-belga
O tenente Blueberry é um rebelde sem causa, desenhado como Jean-Paul Belmondo e com o mesmo estilo do ator francês. As mulheres não lhe resistem e, atrás da máscara do duro, há um coração aventureiro. Este não é apenas um oficial (nada cavalheiro) que se arrisca a entrar no território comanche, mas um homem de palavra. A personagem de Blueberry é talvez a mais famosa de Jean Giraud, aliás Moebius, um dos génios da banda desenhada, que faleceu ontem em Paris, a poucas semanas de completar 74 anos.
Ao contrário de Belmondo, o tenente Blueberry nunca envelheceu. O oficial da cavalaria americana, meio desertor, meio herói, terá dificuldade em desaparecer nas poeiras do oeste imaginário. Claro que desenhado por outros autores nunca atingiu o nível das páginas assinadas por Moebius, ou antes, assinadas por Gir e publicadas na mítica revista Pilote.
Os especialistas dizem que era um desenho realista, inovador na ápoca, que combinava a tradição cinéfila (a violência de Peckimpah, o sentido de paisagem de Ford, as cores de Duelo ao Sol) com a tradição bastante literária da BD franco-belga.
Na realidade, o western nem era bem a praia de Moebius, cujo trabalho posterior à saída de Pilote é sempre de um arrojo formal mais virado para a ficção científica. O autor precisava de espaço e concebeu cenários grandiosos, por vezes pós-apocalípticos, por vezes vagamente abstratos. E é impossível não admirar o seu desenho claro, de uma imaginação frenética, baseado na riquíssima história da pintura francesa, com influência de Matisse.
Em 1975, Jean Giraud fundou uma empresa que criava histórias para a revista Metal Hurlant, publicação vanguardista que transformou a BD europeia. Segundo os historiadores do género, Moebius é um dos autores franceses que mais influenciou a manga japonesa e mesmo alguns dos criadores americanos.
A sua influência chegou igualmente ao cinema. Lembram-se do monstro de Alien, no filme de Ridley Scott? Assustador, não é verdade? Pois, saiu da imaginação de Jean Giraud, que inventou personagens e cenários de outro filme famoso, o Quinto Elemento, de Luc Besson.
Ao longo da sua carreira, o autor assinou Gir, Giraud, Moebius ou Moeb, dirigiu o Festival Internacional de BD de Angoulême. Sobretudo, ficará na história da BD como o criador de um herói insubmisso e ferozmente realista.
fonte: DN
Sem comentários:
Enviar um comentário