domingo, 17 de julho de 2011

Meio milhão de crianças à beira da morte por falta de comida em África



Na Somália, o país mais afectado, um terço da população precisa de ajuda alimentar

A Unicef alertou este domingo para o "risco iminente de morte" de meio milhão de crianças no Corno de África, devido à forte seca que afecta mais de dois milhões de crianças.

"Meio milhão de crianças sofre de malnutrição severa e está em risco iminente de morte. Precisam de ajuda imediata", alertou o diretor executivo da agência das Nações Unidas para a infância, Anthony Lake, numa conferência de imprensa na capital do Quénia.

Lake juntou-se ao ministro britânico para o Desenvolvimento Internacional, Andrew Mitchell, que anunciou no sábado o envio de 60 milhões de euros de ajuda urgente para a Somália, Quénia e Etiópia.

Na Somália, o país mais afectado, um terço da população precisa de ajuda alimentar de emergência, segundo a União Africana.

Milhares de famílias somalis passam fome no campo de refugiados do mundo em Dabaad, no leste do Quénia, desenhado para 90 mil pessoas mas habitado por 300 mil.

"Aquilo a que assistimos é como uma 'tempestade perfeita': o conflito armado na Somália, os preços crescentes dos combustíveis e dos alimentos, a seca e a falta de chuva. A próxima colheita só se fará daqui a quatro ou cinco meses. Temos uma tarefa enorme pela frente", frisou o director executivo da Unicef.

fonte: JN

Sem comentários:

Enviar um comentário

Veja aqui os telegramas publicados por The Guardian

Veja aqui os telegramas publicados por The Guardian
Veja aqui os telegramas publicados por The Guardian