Homem atira-se das galerias do Parlamento em protesto
Um electricista da televisão pública romena atirou-se da galeria do Parlamento, gritando "Boc, roubaste o futuro dos nossos filhos", em protesto contra as medidas de austeridade impostas pelo governo de centro-direita, liderado pelo primeiro-ministro Emil Boc.
Adrian Sobaru, de 40 anos, foi particularmente afectado pelo pacote de redução de despesas do Estado, pois o governo reduziu muitos subsídios sociais, incluindo o que o electricista recebia como ajuda para criar um filho autista.
Sobaru atirou-se da bancada quando estava prestes a começar o debate de uma moção de censura contra o governo apresentada pela oposição. Mesmo apesar do incidente de a sessão parlamentar ter sido suspenso por uma hora, a ausência de vários deputados da oposição foi suficiente para que a moção tivesse sido rejeitada quando foi levada a votos.
Segundo fonte hospitalar, o homem está em condições estável, depois de ter sido submetido a uma cirurgia, em virtude das várias fracturas no rosto que sofreu na queda. Boc lamentou o "incidente trágico" e disse "compreender as dificuldades que muitos romenos enfrentam neste período de crise".
"Apelo a que procuremos soluções para ultrapassarmos este período difícil", disse o primeiro-ministro romeno, que teve de implementar neste ano duras medidas de controlo orçamental para ultrapassar a crise financeira e obter ajuda do Fundo Monetário Internacional e da União Europeia.
fonte: DN
Sem comentários:
Enviar um comentário