sábado, 12 de março de 2011

Sócrates diz que só fala em desleixo quem nunca governou



O primeiro-ministro reagiu às afirmações de Passos Coelho no final de uma cimeira que durou cerca de seis hora.

"O Governo tem tido uma execução orçamental a toda a prova. Onde é que está a má governação e o desleixo? Fala disso quem nunca governou ou nunca tomou medidas difíceis. Eu não aceito essa crítica", disse José Sócrates, em Bruxelas, num conferência de imprensa ao início da madrugada de hoje.

O primeiro-ministro reagia assim às declarações feitas pelo líder do PSD, Pedro Passos Coelho, no rescaldo das novas medidas de austeridade apresentadas aos portugueses e trazidas pelo líder socialista à cimeira da Zona Euro.

Sócrates sublinhou que as medidas de reforço anunciadas não representam nenhuma política nova e nem foram impostas por ninguém, apenas coordenadas, entre o Governo e a missão do Banco Central Europeu e a Comissão Europeia.

As medidas para este ano são de redução da despesa do Estado e por isso não precisam de ir à aprovação no Parlamento, declarou o chefe do Governo socialista, admitindo que as medidas para 2012 e 2013 deverão ir. "Este trabalho [de redução do défice para 3% em 2012 e para 2% em 2013] era um trabalho que era preciso fazer-se e toda a gente sabia", sublinhou, garantindo que as medidas que trouxe a Bruxelas foram para reforçar a confiança dos mercados no país.

"O líder da oposição sabe que tem um PEC e quais são as medidas e o trabalho a fazer. Falar é fácil. Difícil é fazer. Não é verdade dizer que não são precisas mais medidas para 2012. O PEC para 2012 e 2013 vincula o país, porque Portugal já se comprometeu com estes objectivos em 2010", lembrou, referindo-se às metas de redução do défice.

fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário

Veja aqui os telegramas publicados por The Guardian

Veja aqui os telegramas publicados por The Guardian
Veja aqui os telegramas publicados por The Guardian