sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Site promete fazer amanhã "anúncio importante"


O site Wikileaks, conhecido por difundir documentos secretos, prometeu fazer no sábado "um anúncio importante" na Europa, apesar dos avisos da NATO contra a revelação de informação classificada sobre a guerra no Iraque, foi hoje divulgado.

"Um importante anúncio do Wikileaks na Europa às 10:00 de amanhã (sábado)", referiu uma mensagem hoje divulgada na rede social Twitter.

A mensagem não especifica o fuso horário, nem o local do anúncio.

O site Wikileaks, lançado em 2006, tornou-se conhecido do grande público, quando difundiu em finais de Julho 77 mil documentos secretos e pormenorizados sobre a guerra no Afeganistão, provocando a fúria do Pentágono.

O secretário-geral da NATO, Anders Fogh Rasmussen, advertiu hoje em Berlim contra possíveis novas revelações do site Wikileaks que, segundo a comunicação social internacional, estaria pronto para publicar milhares de documentos secretos sobre a guerra no Iraque.

O Pentágono, que divulgou há cerca de uma semana ter mobilizado 120 pessoas para avaliar as possíveis consequências da divulgação destes documentos, pediu na segunda-feira aos meios de comunicação social para não fazerem eco dos documentos que venham a ser divulgados pelo site.

O porta-voz do Pentágono, Dave Lapan, declarou hoje que os documentos que o site admite publicar "poderão ameaçar as tropas e os iraquianos que cooperaram com os norte-americanos".

Dave Lapan referiu ainda que o Departamento da Defesa norte-americano identificou os 400 mil documentos secretos sobre a guerra no Iraque que o Wikileaks quer divulgar.
O porta-voz precisou que estes documentos possuem "dados brutos fornecidos por unidades militares" e que não fornecem qualquer "análise estratégica nem informações de alto nível".

Os documentos abordam, segundo Dave Lapan, "informações sobre o tratamento de detidos, sobre conversas entre responsáveis norte-americanos e personalidades políticas iraquianas, sobre explosões de minas artesanais e operações de nível táctico".

fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário

Veja aqui os telegramas publicados por The Guardian

Veja aqui os telegramas publicados por The Guardian
Veja aqui os telegramas publicados por The Guardian