Cimeira Nato: Governo investe 5 milhões em material de segurança
O governo vai gastar cerca de cinco milhões de euros em material e equipamentos de segurança que vai ser utilizado na Cimeira da NATO, que se realiza a 19 e 20 de Novembro, em Lisboa.
Um dos fortes motivos para este forte investimento em segurança é a presença dos principais líderes mundiais no local onde se realiza a cimeira, no Parque das Nações, entre eles Barack Obama, revela o Diário de Notícias.
Seis carros blindados anti-motim, anti-bomba, anti-fogo e anti-minas são os equipamentos que compõem a lista e que são iguais aos utilizados pelas tropas norte-americanas e inglesas no Iraque. As viaturas, com capacidade para seis pessoas, vão servir para transportar e distribuir as equipas de intervenção para as chamadas “zonas quentes”.
Além destes equipamentos está também a ser comprado material de segurança mais sensível, de informação e contra-informação, bloqueio de telemóveis, de protecção policial como escudos, capacetes, gás-pimenta, gás lacrimogéneo e barreiras de protecção para isolar a zona da cimeira.
Embora a lista já tivesse sido elaborada pela Direcção Nacional da PSP, só na semana passada é que o Ministério da Administração Interna deu o aval para avançar.
O material vai ser comprado sem ir a concurso público pelo facto de se tratar de “material crítico, de segurança”, como disse fonte da PSP ao Diário de Notícias.
Como forma de justificar este investimento, um oficial da PSP disse ao jornal que “A PSP deve ser a única polícia urbana da Europa que não tem estes veículos, essências para proteger as equipas policiais que se querem colocar num qualquer incidente de ordem pública, como um motim, ou uma manifestação violenta”.
fonte: Jornal i
Sem comentários:
Enviar um comentário