Câmaras têm mais 9700 funcionários
Teixeira dos Santos é o ministro que tutela a área da função pública
O número de funcionários nas autarquias não pára de aumentar. O ano passado, deram entrada nos quadros da Função Pública local quase 10 mil novos funcionários. Os números do Balanço Social dos Município de 2009 foram publicados a semana passada e demonstram um acréscimo de 7,8% em relação ao ano anterior, segundo avança o Diário Económico.
Já o i tinha avançado que só a partir de Julho – data da entrada em vigor do PEC 2 que prevê cortes nas contratações - foram abertos na função pública mais de 1500 concursos para as câmaras municipais.
O jornal avança que parte dessas contratações deve-se, por exemplo, à descentralização de competências para os municípios que obrigam as câmaras a contratar pessoal não docente. Mesmo assim, os números da administração local ficam assim longe das regras impostas por Teixeira dos Santos, ministro das Finanças, que só permite a contratação de uma pessoa a cada duas saídas. As câmaras não estão abrangidas pelas regras. Actualmente o número de funcionários nas câmaras é de 134, 4 mil funcionários.
fonte: Jornal i
Sem comentários:
Enviar um comentário