Igreja belga disponível para vítimas de padres pedófilos
A Igreja Católica belga quer mostrar a sua "máxima disponibilidade" para as vítimas de padres pedófilos, garantiu o seu líder, Andre Joseph Leonard, hoje, três dias após a publicação de um relatório sobre centenas de abusos.
"Uma atenção pessoal é a primeira coisa que nós podemos estabelecer, na sequência do relatório (...) queremos engajar-nos numa disponibilidade máxima às vítimas", disse o líder católico da Bélgica durante uma conferência de imprensa.
"Temos de ouvir as suas perguntas para restaurar sua dignidade e ajudar a curar o sofrimento pelo qual passaram", acrescentou.
"Dos erros do passado, queremos tirar as lições necessárias. Serão levadas em conta as reflexões e propostas do relatório, acrescentou, ao dizer ser "impossível" apresentar mais detalhes em como a Igreja tratará estas questões.
Lançado na sexta-feira, o relatório final da "Comissão para lidar com queixas de abuso sexual em relacionamento pastoral" - criada pela Igreja, mas dirigida por Peter Adriaenssens, um pedopsiquiatra independente - revelou que recebeu entre Janeiro e Junho de 2010, 475 queixas de vítimas de padres pedófilos e identificou 13 suicídios entre as suas vítimas.
fonte: DN
Sem comentários:
Enviar um comentário