segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Paris à ONU: Expulsões respeitam lei nacional e europeia


França defendeu-se hoje das críticas da ONU à política de expulsões de ciganos recusando qualquer estigmatização e afirmando que as medidas tomadas "se inscrevem estritamente no respeito das leis francesas e da legislação europeia".

"As autoridades francesas nunca estigmatizaram pessoas de uma minoria em função da sua origem. Não há um 'problema roma', mas alguns cidadãos europeus mais desfavorecidos que outros, que têm dificuldades de inserção e que merecem uma atenção particular", afirmou o embaixador francês junto da ONU em Genebra, Jean-Baptiste Mattéi.

O diplomata reagia à intervenção no Conselho de Direitos Humanos da ONU da Alta Comissária Navi Pillay, para quem a actual política francesa para os ciganos, que inclui o desmantelamento de acampamentos e expulsões do país, "só pode exacerbar o estigma dos ciganos e a extrema pobreza em que vivem".

O embaixador francês assegurou que "as medidas que foram adoptadas inscrevem-se estritamente no respeito das leis da República francesa e da legislação europeia".

"As instalações que foram desmanteladas eram ilegais e o seu desmantelamento foi feito com base em decisões adoptadas com total independência pelo poder judicial", insistiu.

Da mesma forma, acrescentou o embaixador, "para dar resposta ao estado de extrema precariedade económica que caracteriza a maioria destas pessoas, entre elas cidadãos búlgaros e romenos que se declaram de origem cigana, foi-lhes proposto o benefício de uma ajuda para um regresso humanitário, ou seja, para se reinstalarem no seu país de origem".

O representante de França junto das Nações Unidas em Genebra disse também que as autoridades francesas estão convencidas da necessidade de uma política que promova a integração social e económica dos ciganos e, "nesse espírito, trabalhar com os países de origem e com outros países da União Europeia".

A polémica sobre a integração das comunidades 'roma' foi suscitada pela nova política do governo francês de desmantelar acampamentos ilegais, expulsar ciganos ou promover o seu repatriamento a troco de dinheiro.

Desde finais de Julho, cerca de mil ciganos romenos e búlgaros foram repatriados e uma centena de acampamentos ilícitos desmantelados.

fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário

Veja aqui os telegramas publicados por The Guardian

Veja aqui os telegramas publicados por The Guardian
Veja aqui os telegramas publicados por The Guardian