domingo, 19 de setembro de 2010

2,2 milhões de doses à espera


Vacinação contra a gripe arranca em Outubro e este ano a vacina é trivalente, incluindo a estirpe da gripe A

Portugal tem um excesso de cerca de 2,2 milhões de doses da vacina da gripe A, dos quais um milhão continua a ser negociado com o laboratório fabricante enquanto as restantes aguardam por um destino. No próximo mês, arranca a vacinação para a gripe sazonal, cuja vacina já inclui a estirpe do H1N1 (gripe A). Será gratuita para idosos.

Das seis milhões de doses compradas por Portugal, quatro milhões foram entregues. Destas, dois milhões foram aplicadas na vacinação contra a gripe A, das quais apenas 770 mil foram administradas, existindo por isso 1,23 milhões de doses por utilizar. O Governo negociou as restantes doses (2 milhões) com o laboratório, conseguindo que um milhão fosse convertido em vacinas para a gripe sazonal – serão distribuídas em lotes de 330 mil doses ao longo de três anos –, faltando ainda um milhão de doses à espera de destino.

"Um excedente de 2,2 milhões de doses é um preço muito elevado que Portugal pagou por não ter sido ágil a negociar com o laboratório", afirmou João Semedo, deputado do Bloco de Esquerda, considerando o número "um desperdício". Ana Leça, directora da Divisão dos Serviços de Prevenção e Controlo da Doença, da Direcção-Geral de Saúde, explicou ao CM que "o destino dessas doses continua a ser ponderado e será comunicado em breve". 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Veja aqui os telegramas publicados por The Guardian

Veja aqui os telegramas publicados por The Guardian
Veja aqui os telegramas publicados por The Guardian