Clonagem animal para alimentação preocupa
Eurodeputado do Partido Socialista quer mais debate sobre a clonagem de animais para utilização na alimentação humana.
O eurodeputado socialista Capoulas Santos alertou para as "incertezas" da clonagem de animais para alimentação humana durante um debate realizado no Parlamento Europeu, reunido em sessão plenária em Estrasburgo.
O ex-ministro da Agricultura referiu as "incertezas" da avaliação científica, remetendo para os relatórios da Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos, que mencionam limitações decorrentes do número reduzido de dados disponíveis. "É por estas incertezas que é preciso promover este debate, de forma cientificamente fundada, para darmos resposta às exigências dos cidadãos sem vetar irresponsavelmente as possibilidades da ciência", afirmou quarta- -feira o deputado na presença do comissário europeu da Saúde e Protecção dos Consumidores.
No Verão deste ano, um descendente de animal clonado entrou no circuito alimentar no Reino Unido, o que deu origem a um debate esta semana no Parlamento Europeu sobre o tema da clonagem animal para alimentação humana. A questão está abrangida pela regulamentação europeia sobre os novos alimentos, que se encontra em revisão, condenadas "a uma falta de entendimento entre a Comissão Europeia, o Conselho de Ministros e o Parlamento Europeu", diz a nota de imprensa.
No cerne da discórdia está "a abordagem aos produtos alimentares provenientes da descendência de clones", embora exista base científica para estimar que o leite e a carne da progenitura bovina e porcina de clones podem ser considerados alimentos que não representam qualquer risco para a saúde humana, segundo a avaliação da Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos.
A Comissão Europeia apresenta em Novembro um relatório com uma abordagem do ponto de vista da regulamentação necessária para abranger todos os aspectos da clonagem animal.
fonte: DN
Sem comentários:
Enviar um comentário