Terry Jones dá o dito por não dito... e diz outra vez
O pastor Terry Jones não se decide: primeiro, ameaçou queimar exemplares do Alcorão, amanhã, para assinalar os atentados de 11 de Setembro. Depois, recuou (ver relacionado). Esta manhã, disse que afinal poderia fazê-lo. Mas numa entrevista dada à ABC voltou a dizer "não ter intenções" de concretizar tal iniciativa...
"Actualmente não temos intenção de fazê-lo", disse o pastor evangelista da Florida à cadeia de televisão ABC quando o jornalista lhe perguntou se sempre ia queimar exemplares do Corão, segundo a France Press.
Jones tinha já afirmado ontem que o protesto tinha sido cancelado porque teria recebido garantias de que já não seria construída uma mesquita no Ground Zero, o local onde se erguiam as Torres Gémeas de Nova Iorque destruídas a 11 de Setembro de 2001.
No entanto, este compromisso foi desmentido por vários responsáveis da comunidade muçulmana norte-americana. O que levou Terry Jones a voltar a ameaçar com a queima de 200 exemplares do Alcorão.
O caso está a deixar o mundo à beira de um ataque de nervos. Sucederam-se os apelos para que o protesto não se realizasse, por medo de represálias de fundamentalistas islâmicos.
A tensão é tal que já houve o registo de manifestações violentas no Afeganistão (ver relacionado).
Até o Presidente dos Estados Unidos intereveio, considerando que a iniciativa desta igreja de Gainesville (na Florida) é uma oportunidade de recrutamento para a Al-Qaida.
Com tanto dito por não dito, provavelmente só amanhã será possível perceber os planos do polémico religioso.
fonte: DN
Sem comentários:
Enviar um comentário