Explosão origina novo derrame no golfo do México
Desde 2001, houve mais de 800 incêndios nas plataformas nas águas da região.
Uma explosão destruiu ontem parcialmente uma plataforma petrolífera situada no Golfo do México, a cerca de 65 quilómetros da costa da Luisiana, tendo originado um derrame de crude localizado, ao contrário do sucedido com a explosão na plataforma da BP, a 21 de Abril, na origem da maré negra que assolou durante mais de três meses esta região.
O derrame apresentava ao final do dia um comprimento de cerca de 1,5 quilómetros por 30 metros de largura, e estava a ser observado por m meios áreas.
As 13 pessoas a bordo da plataforma escaparam apenas com ligeiros ferimentos, tendo-se lançado à água instantes após a explosão, que ocorreu às 9.15, hora local. Foram recolhidas cerca de 75 minutos mais tarde por dois dos sete helicópteros da Guarda Costeira que se dirigiram para o local.
O acidente de ontem na plataforma da Mariner Energy, uma das principais petrolíferas independentes a operarem no Golfo, é o 806.º que se regista numa estrutura desta natureza nas águas do Golfo, desde 2001, segundo dados revelados pela Guarda Costeira. Perderam a vida 55 pessoas no total dos acidentes.
A pequena dimensão do derrame deve-se ao facto da plataforma se encontrar em manutenção e de, como era explicado por técnicos da indústria, tratar-se de uma estrutura a operar a pouca profundidade e de proceder apenas à extracção de crude. A plataforma da BP operava a grande profundidade - mais de 1500 metros - e procedia a prospecções.
fonte: DN
Sem comentários:
Enviar um comentário