Madaíl vai tentar convencer os que não querem Bento
Presidente da FPF já decidiu e quer o ex-treinador do Sporting. Há, no entanto, uma facção que deseja Humberto Coelho. Pelo meio há também nomes estrangeiros.
Durante a reunião de ontem, que ditou o afastamento de Carlos Queiroz do cargo de seleccionador de Portugal, não houve qualquer debate em volta do seu sucessor. Isto, contudo, não quer dizer que não existam nomes em discussão. Bem pelo contrário. Tal como revelado pelo DN em primeira mão, no início de Agosto, Paulo Bento é o nome mais forte. Gilberto Madaíl, presidente da FPF, é da opinião que o ex-treinador do Sporting será a escolha ideal, mas há elementos da direcção que não concordam. Neste momento, o máximo dirigente da federação tem a tarefa de tentar convencer os resistentes.
Certo é que o ex-treinador dos leões já sabe das intenções de Gilberto Madaíl, ainda que não tenham existido quaisquer contactos formais entre as partes, FPF e treinador, tal como o técnico revelou ao DN. Esta razão é fácil de explicar, pois a federação não quer dar mais elementos a Queiroz numa provável batalha jurídica pela quebra de contrato.
Tal como o DN avançou, há também uma facção forte a favor de Humberto Coelho. Aliás, a única que, neste momento, faz frente à vontade de Madaíl. Consenso total existe só no perfil que querem como novo seleccionador: disciplinador, conhecedor do futebol português e motivador.
Mas estes não foram os únicos nomes em cima da mesa. Fonte da Federação Portuguesa de Futebol revelou ao DN que já existiram oito ou nove possibilidades, sendo que de momento só cinco ainda resistam (contando com Paulo Bento e Humberto Coelho), sendo as restantes estrangeiras, nomeadamente o argentino Jose Pekerman, o mexicano Javier Aguirre e o sueco Sven-Göran Eriksson.
Uma ideia também apresentada foi a de existir uma equipa técnica com dois elementos, um que teria o papel de seleccionador, propriamente dito, e o outro de técnico de campo. Essa hipótese, contudo, parece afastada.
Perante o actual cenário da qualificação para o Euro 2012, com um ponto em dois jogos, a vertente portuguesa, um técnico perfeitamente conhecedor do futebol nacional e dos seus jogadores, ganha clara vantagem. E Paulo Bento é definitivamente o preferido, curiosamente um técnico que em 2007 deixou Queiroz de mão estendida, em Old Trafford, depois de um Manchester United--Sporting, devido a uma questão relacionada com Miguel Veloso.
Madaíl tem assim de convencer aqueles que ainda não estão convencidos, mas não vai esperar muito. É que dia 8 de Outubro, frente à Dinamarca, o novo seleccionador já estará sentado no banco de suplentes.
fonte: DN
Sem comentários:
Enviar um comentário