Bagas chinesas podem conter metais e pesticidas
São anunciadas e comercializadas como tendo as virtudes de muitos outros produtos que já estiveram em moda. As bagas de goji têm também já a suspeição lançada pela organização de defesa do consumidor OCU, de Espanha, que solicitou às autoridades sanitárias do país a retirada do mercado destes frutos provenientes da China.
A Organización de Consumidores e Usuarios (OCU) solicitou ao Ministério da Saúde de Espanha que ordene a proibição de comercializar bagas de goji. Na base do pedido estão análises feitas a este alimento "maravilha", publicitado como tendo propriedades de rejuvenescimento e desintoxicação do organismo. Ora, é precisamente o contrário deste último efeito que as análises a dez amostras comprovaram.
O fruto seco contém resíduos significativos de pesticidas e ainda de metais pesados, como mercúrio, chumbo, cádmio e cobre. Segundo a OCU, as concentrações não são de modo a provocar uma intoxicação aguda, porque seria preciso comer vários quilos do produto em causa. No entanto, a longo prazo, aqueles tóxicos têm efeito cumulativo. As bagas são vendidas em Espanha por cerca de 25 euros o quilo e em Portugal podem rondar os 30 euros.
fonte: JN
Sem comentários:
Enviar um comentário