quinta-feira, 15 de julho de 2010

BP anuncia que estancou a fuga de crude no Golfo do México


A companhia petrolífera BP anunciou hoje que conseguiu estancar a fuga de crude no Golfo do México, pela primeira vez desde a explosão na plataforma a 20 de Abril. No entanto, é apenas temporariamente.

Kent Wells, da BP, anunciou que a fuga foi estancada às 14h25 locais (19h25 em Lisboa). “É muito bom não ver nenhum crude a ser libertado para o Golfo do México”, comentou, citado pela BBC online.

A companhia conseguiu estancar a fuga depois de ter fechado todas as válvulas de uma nova cúpula, colocada sobre o poço danificado esta segunda-feira.

Hoje, a BP tinha começado um teste crucial para avaliar a resistência do poço de petróleo na origem da pior maré negra da história dos Estados Unidos, causada pela explosão a 20 de Abril da plataforma Deepwater Horizon, ao largo das costas do Luisiana. A operação tem como objectivo verificar se o poço pode ser selado definitivamente sem risco de novas fugas, colocando em funcionamento a nova cúpula. Esta deverá ser capaz de recuperar todo o crude que se escapa do poço ou, num outro cenário, parar definitivamente a maré negra.

Wells adiantou que os engenheiros da companhia continuam a acompanhar a operação a fim de reparar eventuais fugas.

fonte: Público

Sem comentários:

Enviar um comentário

Veja aqui os telegramas publicados por The Guardian

Veja aqui os telegramas publicados por The Guardian
Veja aqui os telegramas publicados por The Guardian