terça-feira, 13 de julho de 2010

Iraniana recebe apoio de mais celebridades




O escritor Salman Rushdie, os actores Catherine Zeta-Jones e Michael Douglas e o cantor Caetano Veloso são algumas das celebridades que se juntaram ao movimento internacional em defesa da iraniana Sakineh Ashtiani, condenada à pena de morte por alegado adultério. Esta mãe de dois filhos deveria ter sido executada por lapidação, mas os protestos internacionais motivaram um recuo do regime teocrático de Teerão, que anunciou a suspensão da pena.

Sakineh Asjhtiani, de 43 anos, poderá no entanto vir a ser enforcada - o processo mais corrente de 'execução legal' no Irão, o segundo país do planeta onde mais pessoas são condenadas à morte, logo após a República Popular da China. Em 2009, foram ali executadas 388 pessoas, apesar dos protestos de organizações humanitárias, como a Amnistia Internacional.

Homicídio, tráfico de droga, violação e adultério são alguns dos crimes que justificam a pena capital no Irão, um país que vive sob estrita legislação islâmica, baseada no Alcorão, desde a revolução de 1979.

fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário

Veja aqui os telegramas publicados por The Guardian

Veja aqui os telegramas publicados por The Guardian
Veja aqui os telegramas publicados por The Guardian