sexta-feira, 9 de julho de 2010

Noruega anuncia detenção de três suspeitos de prepararem atentados terroristas


A polícia norueguesa anunciou ontem a detenção de três suspeitos de terrorismo, que estariam a preparar atentados e teriam ligações a ataques falhados em Nova Iorque e Manchester durante o ano passado.

Trata-se de um cidadão norueguês de origem chinesa uígure, de um refugiado curdo iraquiano e de um exilado usbeque. Têm idades entre os 31 e os 39 anos.

As detenções foram realizadas em Oslo e na Alemanha. A polícia não precisou se os presumíveis terroristas planeavam atacar em território norueguês. Apenas indicou que os casos estavam relacionado com outros nos Estados Unidos e no Reino Unido.

O primeiro-ministro do país escandinavo, Jens Stoltenberg, interrompeu as suas férias e deslocou-se à capital norueguesa especialmente por causa das detenções, as quais qualificou como sendo "as mais graves do género que alguma vez foram feitas na Noruega". O ministro responsável pela pasta da Justiça, Knut Storberget, admitiu que existe uma tendência negativa no país e que as ameaças são cada vez mais. Apesar da fama de mediadora de paz imparcial, a Noruega tem tropas em solo afegão e já foi ameaçada no passado pelo número dois da Al-Qaeda Ayman al-Zawahiri.

No mesmo dia das detenções, o Parlamento Europeu aprovou o acordo para dar acesso aos EUA aos dados bancários dos europeus, geridos pelo Swift, por forma a melhorar a luta ao terrorismo dos dois lados do Atlântico.

fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário

Veja aqui os telegramas publicados por The Guardian

Veja aqui os telegramas publicados por The Guardian
Veja aqui os telegramas publicados por The Guardian