quinta-feira, 8 de julho de 2010

Rússia quer trocar espiões


Anna Chapman, de 28 anos, está entre os dez alegados agentes de Moscovo presos nos EUA. Viveu e trabalhou cinco anos no Reino Unido, onde se casou com um britânico. Depois de se divorciar, voltou à Rússia e tornou-se alegadamente espiã do Kremlin.

A Rússia propôs aos EUA trocar o cientista Igor Sutyagin, condenado por espiar para a CIA, por um ou mais dos dez alegados agentes russos presos no mês passado nos estados de Virgínia e Nova Iorque. A informação, avançada pelos media norte-americanos, não foi confirmada nem por Washington nem por Moscovo.

Sutyagin, especialista russo em armas nucleares, foi preso em 1999 e condenado a 15 anos de prisão em 2004 por passar informação sobre submarinos nucleares e sistemas de alerta de mísseis para uma empresa britânica, que serviria de fachada para a CIA. É este preso que Moscovo usa como moeda de troca.

O irmão de Sutyagin, Dmitri, assegura que o preso sabe da existência de uma lista de pessoas que poderiam ser trocadas. Nela consta o nome de Sergei Skripal, um agente russo condenado por espiar para o Reino Unido. Refira-se que Washington já aceitou trocas de espiões no passado.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Veja aqui os telegramas publicados por The Guardian

Veja aqui os telegramas publicados por The Guardian
Veja aqui os telegramas publicados por The Guardian