Turquia fecha espaço aéreo a todos os voos militares israelitas
A Turquia interditou o seu espaço aéreo a todos os voos militares israelitas em reação ao ataque a um navio turco com ajuda para Gaza, a 31 de maio, afirmou hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros turco. Citado pela imprensa, Ahmet Davutoglu disse que "esta decisão não foi tomada devido a um ou dois aviões", sublinhando que pode ser alargada aos voos civis.
As autoridades turcas confirmaram na semana passada o fecho do espaço aéreo turco a dois aviões militares, mas asseguraram que não se tratava de uma interdição geral.
Citado também no jornal Hurriyet, o ministro dos Negócios Estrangeiros afirmou que a Turquia cortará relações com Israel se este país não apresentar desculpas pelo ataque, em que morreram nove turcos.
Em declarações ao jornal, o ministro exortou Israel a pedir desculpas ou a aceitar as conclusões de uma comissão de inquérito internacional.
Caso contrário, "as relações serão cortadas", afirmou, durante a viagem de regresso a Ancara de uma visita ao Quirguistão.
O ataque israelita ao navio turco que integrava uma frota com ajuda para a Faixa de Gaza constituiu um golpe severo nas relações entre Ancara e Israel.
Sem comentários:
Enviar um comentário