Cientista chinês rouba segredos sobre insecticidas
Um cientista chinês foi detido e acusado nos Estados Unidos de roubar segredos comerciais sobre insecticidas a favor da China, quando exercia funções na Dow Chemical, a principal empresa norte-americana de agroquímica e biotecnologia.
Huang Kexue, 45 anos, foi investigador de engenharia genética da Dow AgroScience, uma filial da Dow Chemical, entre Janeiro de 2003 e Fevereiro de 2008, tendo sido detido no Estado norte-americano do Indiana a 13 de Julho.
Huang compareceu esta terça feira a tribunal para responder a 17 acusações e declarou-se inocente.
Investigador em engenharia genética, Huang trabalhou no desenvolvimento de produtos que atacam o sistema central dos insectos, uma área onde a Dow Chemical tem investido fortemente nas últimas duas décadas.
Mas apesar de ter assinado um acordo de confidencialidade, Huang terá alegadamente fornecido à China informações consideradas cruciais naquela área de investigação.
Huang terá assinado, em Dezembro de 2008, um artigo científico publicado por uma universidade chinesa, sem obter a permissão da Dow Chemical, alegando-se ainda que terá recebido da China financiamento para o desenvolvimento de uma pesquisa, três meses após ter deixado de trabalhar na empresa norte-americana.
Huang Kexue arrisca uma pena máxima de 15 anos de prisão e uma multa de 500 mil dólares americanos (395 mil euros) por cada uma das 12 acusações de espionagem e dez anos prisão e 250 mil dólares (198 mil euros) de multa por cinco acusações de transporte de bens roubados.
fonte: DN
Sem comentários:
Enviar um comentário