Electricidade mais cara para o ano
Novo subsídio atribuído às empresas do sector aumenta factura.
A factura da electricidade vai aumentar no próximo ano. Trata-se de uma subida adicional, que desta vez não está relacionada com a inflação ou os custos de produção.
Este agravamento explica-se com o dinheiro que o Estado vai passar a pagar às eléctricas a operarem no nosso país, para compensar os períodos de paragem, impostos pela produção de energia pelas renováveis. Uma produção inconstante, mas que é sempre descarregada no sistema.
Segundo dados avançados hoje pelo “Diário Económico”, esta espécie de subsídio estatal representa uma factura de 60 milhões de euros por ano ao Estado. Na factura da luz, representa mais um ponto percentual.
Nuno Ribeiro da Silva, presidente da Endesa Portugal, admite que serão os consumidores a pagar este custo, mas garante que o valor irá variar, de ano para ano: “Se for um ano em que há menos vento e menos água, as térmicas vão ter que trabalhar mais tempo e portanto não existe pagamento dessa paragem dessas centrais”.
Este apoio para compensar os períodos de paragem, que já é atribuído aqui em Espanha, vai beneficiar a Endesa, a EDP e a Galp e será apenas mais um dos custos que vai pesar na factura eléctrica, que já soma várias parcelas que não estão directamente relacionados com a produção de luz, como o défice tarifário.
fonte: Renascença
Sem comentários:
Enviar um comentário