Jörg Haider tinha milhões escondidos no Liechtenstein
O antigo líder da extrema-direita austríaca Jörg Haider, falecido em 2008, escondia 45 milhões de euros no Liechtenstein, revelou agora a revista Profil.
Um grupo de investigadores austríacos, suíços e alemães fez esta descoberta ao examinar as contas bancárias dos envolvidos em dois negócios. Um deles está ligado às condições de compra do banco austríaco HGAA pelo alemão BayernLB em 2007, o outro refere-se à privatização da empresa de imobiliário austríaca Buwog em 2004.
Os investigadores encontraram assim uma dúzia de empresas registadas no Liechtenstein e ligadas a Haider. Segundo a Profil, há ainda cinco milhões nas contas destas empresas. O resto do dinheiro perdeu-se em aplicações em capitais de risco.
A origem e a finalidade para que eram usados estes fundos continuam a ser uma incógnita. A viúva de Haider, ex-governador da Caríntia, negou ter conhecimento da existência deste dinheiro. "Nada disso foi falado no momento da herança." Já o deputado Stefan Petzner, que após a morte de Haider revelou ter sido seu amante, sublinhou que os valores em causa são "demasiado altos"
fonte: DN
Sem comentários:
Enviar um comentário