Irão vai começar a construir nova central nuclear no próximo ano
O regime de Teerão deu aval ao início da construção de uma nova central de enriquecimento de urânio já a partir do primeiro trimestre de 2011, confirmou hoje o chefe da agência nuclear iraniana, Ali Akbar Salehi.
Citado na edição online da televisão estatal, Salehi indicou que as autoridades determinaram a localização “das duas novas centrais de enriquecimento [de urânio]” a serem construídas – uma delas a arrancar “antes do final do ano iraniano [20 de Março de 2011] ou início do próximo”.
Esta nova central será a terceira do país, a juntar-se às de Natanz (no centro do Irão), onde existem mais de 8.500 centrifugadoras do combustível nuclear, e de Fordoo (a Sul de Teerão), que se encontra actualmente em construção.
A actividade nuclear do Irão está sob atento escrutínio da comunidade internacional, que teme o desenvolvimento de armamento atómico por parte do regime ultraconservador de Teerão.
O país foi inclusive visado com novas sanções económicas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas, a 9 de Junho passado, que exige ao Irão a suspensão de toda a actividade de enriquecimento de urânio.
fonte: Público
Sem comentários:
Enviar um comentário