quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Deputados italianos ao estalo no Parlamento


Debate sobre a reforma do sistema de pensões e comentários pouco abonatórios sobre a mulher de Umberto Bossi causam confrontos na Câmara dos Deputados.

O discurso incendiário de Marco Reguzzoni e a troca de mimos entre dois deputados (ao minuto 0:58)

A Itália vive momentos difíceis, e isso não é novidade. Também não é notícia um debate mais acalorado ou uma intervenção menos elegante no Parlamento transalpino. Mas verdadeiramente raro é os deputados chegarem a vias de facto.

Na quarta-feira, no auge do debate sobre a reforma do sistema de pensões, um tema que divide até o Governo de Silvio Berlusconi, a referência a um comentário sarcástico de Gianfranco Fini fez estalar o verniz dos parlamentares. 

Em causa estavam as declarações de Fini, presidente da Câmara dos Deputados e líder do Partido Futuro e Liberdade (oposição de direita), que justificou a oposição de Umberto Bossi (Liga do Norte, na coligação no poder) ao aumento da idade de reforma pelo facto da mulher deste se ter aposentado 'aos 39 anos'. No Parlamento, as provocações mútuas resultaram numa troca de estalos entre dois deputados dos dois partidos. A sessão foi imediatamente suspensa pela vice-presidente Rosy Bindi.

As alterações ao sistema italiano de pensões foi imposta pelos parceiros europeus no âmbito de um vasto conjunto de medidas para evitar que a Itália se torne no quarto país da zona euro a pedir ajuda financeira. No início da semana, o braço de ferro entre Bossi e Berlusconi quase levou ao colapso do Executivo. Um consenso foi entretanto alcançado entre os parceiros de coligação e o primeiro-ministro italiano apresenta esta quarta-feira em Bruxelas um novo pacote de medidas de austeridade já aprovadas em Roma.

fonte: Sol

Sem comentários:

Enviar um comentário

Veja aqui os telegramas publicados por The Guardian

Veja aqui os telegramas publicados por The Guardian
Veja aqui os telegramas publicados por The Guardian