sábado, 19 de março de 2011

Iodo radioactivo detectado na água em Tóquio



Vestígios de iodo radiativo foram encontrados na água da torneira em Tóquio e noutros locais, noticia hoje a agência de notícias Kyodo, citando fontes governamentais.

Segundo a agência France Press, níveis anormais de radioatividade foram detetados hoje em dois alimentos em Fukushima e Ibaraki, próximo da central nuclear acidentada na sequência do sismo de 11 de Março (ver notícia relacionada).

A central nuclear japonesa de Fukushima continua a preocupar as autoridades locais e internacionais, desde que o sismo e tsunami provocaram problemas graves e desencadearam um acidente nuclear.

Os danos provocados impediram a distribuição da corrente eléctrica que permite arrefecer o combustível irradiado que se encontra no interior dos reatores da central, bem como o que está armazenado nas piscinas de arrefecimento.

A avaria do sistema de arrefecimento já provocou importantes emissões radioativas para a atmosfera, que podem agravar-se caso as bombas não sejam rapidamente repostas em funcionamento.

O sismo e o subsequente tsunami causaram pelo menos 6405 mortos.

fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário

Veja aqui os telegramas publicados por The Guardian

Veja aqui os telegramas publicados por The Guardian
Veja aqui os telegramas publicados por The Guardian