terça-feira, 7 de setembro de 2010

Queima do Corão prevista para 11 de Setembro


Durante três horas, na cidade de Gainesville, estado da Florida, membros de uma organização religiosa cristã irão assinalar o nono aniversário do 11/9 queimando exemplares do Corão.


Terry Jones presidirá a uma 'queima do Corão' no próximo sábado

O pastor Terry Jones confirmou hoje que, no próximo sábado, presidirá a uma 'queima do Corão' (o livro sagrado do Islão), um gesto para recordar o nono aniversário dos ataques terroristas do 11 de Setembro.

A Casa Branca avisa que a iniciativa, a realizar-se em Gainsville, Florida, pode pôr em risco a vida dos soldados americanos no Afeganistão. Perante os primeiros rumores da queima, centenas de pessoas manifestaram-se ontem em Cabul, entoando cânticos de "morte à América".

Contactado pelo Expresso, o gabinete do xerife do condado de Alachua revelou que a polícia realizará, no próximo sábado, uma "operação stop" a partir das 17h30 à entrada da propriedade onde se realiza o evento, que deverá durar três horas (das 18h e as 21h).

"Nazis"

Hoje de manhã, vários sinais com as inscrições "International Burn a Koran Day", anunciando o evento de sábado, estavam cobertos de tinta vermelha. "Nazis" lia-se em alguns deles.

O Expresso tentou entrevistar o pastor Terry Jones. Depois de vários adiamentos, a conversa ficou agendada para hoje à tarde.

No próximo sábado, a propósito do nono aniversário do 11 de Setembro, o Expresso publicará um trabalho sobre as mesquitas de Nova Iorque. Só em redor do "Ground Zero", em plena baixa de Manhattan, contam-se seis.

Mesquitas que na realidade não passam de exíguas caves, onde há várias décadas alguns dos muçulmanos da "Big Apple" reúnem-se para rezar.

Com a polémica em redor do megaprojecto do centro islâmico de Manhattan a vida desta comunidade degradou-se e o número de ameaças disparou. "De Nova Iorque ao Tennessee a intolerância religiosa aumentou", disse ao Expresso Salem Nayeem, o líder da da Mesquita Majid Manhattan, local a apenas dois quarteirões do "Ground Zero".

fonte: Expresso

Sem comentários:

Enviar um comentário

Veja aqui os telegramas publicados por The Guardian

Veja aqui os telegramas publicados por The Guardian
Veja aqui os telegramas publicados por The Guardian