quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Última brigada de combate norte-americana sai do Iraque


Um soldado americano grita "Vamos para casa!" ao passar pela fronteira Kuwait-Iraque

A última brigada de combate dos Estados Unidos que se encontrava ainda mobilizada no Iraque deixou esta noite o país, através de território do Kuwait, duas semanas antes de terminar o prazo determinado para acabar a missão militar de guerra.

“Os últimos elementos passaram a fronteira às 06h00 [locais, 04h00 em Portugal]. Esta era a última brigada de combate, mas isto não quer dizer que já não haja tropas de combate no Iraque”, notou o porta-voz do exército norte-americano, tenente-coronel Eric Bloom, citado pelas agências noticiosas.

Uns 50 mil soldados dos Estados Unidos permanecem no Iraque, com a tarefa de treinar as forças armadas do país, e ali vão ficar para lá da data de 31 de Agosto – fixada pela Administração de Barack Obama para pôr fim às missões de combate.

Até ao final de 2011 todos os soldados norte-americanos deverão já ter partido do Iraque, segundo o acordo firmado com Bagdad e cujo calendário o Presidente dos Estados Unidos garante será cumprido zelosamente.

A brigada que esta madrugada saiu do território iraquiano, sete anos após a invasão do país liderada pelas tropas dos Estados Unidos, é a 4ª brigada da segunda divisão de Infantaria – com o cognome de Stryker –, que estava colocada na base de Abu Ghraib, um dos mais perigosos locais no Iraque, uns 25 quilómetros a oeste de Bagdad.

“Metade [dos soldados] deixaram o país de avião e a outra metade pelas estradas. Vai demorar ainda alguns dias para limpar e preparar todo o equipamento, de forma a poder enviar tudo. Então os últimos soldados deixaram também a base”, precisou Bloom.

fonte: Público

Sem comentários:

Enviar um comentário

Veja aqui os telegramas publicados por The Guardian

Veja aqui os telegramas publicados por The Guardian
Veja aqui os telegramas publicados por The Guardian