segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Berlusconi conta anedota sobre judeus


O primeiro-ministro italiano, que é conhecido pelo seu sentido de humor, disse uma piada de mau gosto sobre judeus enquanto falava para os trabalhadores que se ocuparam do pós-tremor de terra do ano passado em Itália.

Silvio Berlusconi foi filmado a contar a seguinte a anedota: «Durante os anos dos campos de concentração, um judeu esconde outro judeu na sua cave pedindo-lhe três mil euros por dia. O segundo judeu paga porque tem dinheiro. Acham que quando Hitler morreu o primeiro contou ao segundo?». O vídeo foi colocado no site do jornal italiano La Republica.

A edição online do jornal The Telegraph avança que a piada, feita horas depois de Berlusconi ganhar no parlamento o voto de confiança de que necessitava, foi condenada pelo L Osservatore romano, o jornal oficial do Vaticano, onde se escreve que é uma «ofensa para os sentimentos dos crentes e a memória dos seis milhões de vítimas do Holocausto».

O primeiro-ministro italiano já repetiu várias vezes que era «apenas uma piada» e que foi «feita em privado, não se trata de uma ofensa ou de um pecado».

Noutro vídeo, recolhido na cimeira do G8 do ano passado, que Itália acolheu na cidade de L Aquila, Berlusconi foi apanhado a contar piadas acerca de Rosy Bindi, uma adversária política. Esta foi alvo de vários comentários de mau gosto quando o primeiro-ministro se referiu ao seu aspecto físico e lhe chamou 'porco Dio' (porco Deus) uma piada altamente ofensiva em Itália.

No último ano Berlusconi esteve envolvido numa série de escândalos sobre a sua questionável relação com uma adolescente, modelo de roupa interior.

fonte: Sol

Sem comentários:

Enviar um comentário

Veja aqui os telegramas publicados por The Guardian

Veja aqui os telegramas publicados por The Guardian
Veja aqui os telegramas publicados por The Guardian