sábado, 23 de outubro de 2010

Portugal cai para 40.º lugar na liberdade de imprensa


Do ano passado para este, Portugal desceu 10 lugares no ranking da liberdade de expressão dos Repórteres Sem Fronteiras. Há um ano, Portugal estava em 30º lugar, ex-aequo com a Costa Rica e o Mali, e agora está em 40º.

Nos últimos três anos, o país tem vindo sempre a perder lugares. Em 2007, estava em 8º lugar; em 2008, passou para 16º; caindo depois para 30º e 40º.

Esta queda de 10 lugares em 2010 é considerada muito significativa pela organização, que a assinala com duas setas para baixo. E será devida em boa parte ao escândalo Face Oculta, que revelou uma tentativa de controlo de alguns órgãos de comunicação social por parte do Governo.

A propósito, os Repórteres Sem Fronteiras divulgaram em Agosto um relatório condenando o Governo português por aquilo que designavam uma «perseguição ao semanário SOL». E, há uma semana, colocaram no site da organização uma extensa entrevista com o director do SOL, José António Saraiva.

O ranking dos RSF é liderado por países do Norte da Europa, surgindo ex-aequo a Finlândia, Holanda, Islândia, Noruega, Suécia e Suíça, com zero pontos, por nenhuma infracção à liberdade de imprensa. Portugal surge com uma pontuação de 12,36.

fonte: Sol

Sem comentários:

Enviar um comentário

Veja aqui os telegramas publicados por The Guardian

Veja aqui os telegramas publicados por The Guardian
Veja aqui os telegramas publicados por The Guardian