sexta-feira, 6 de agosto de 2010

7,5 milhões empatados em vacina da gripe A


Sete milhões e meio de euros. É este o valor que a ministra da Saúde, Ana Jorge, ainda está a renegociar com o laboratório a quem Portugal comprou no ano passado as vacinas da gripe A. Esta é a campanha de todas oportunidades. De um lado, "vacinar toda a população", disse Ana Jorge. Do outro, não perder o dinheiro já investido.

"Se tenho vacinas em excesso, compete-me gerir o que tenho. Estamos num período de grande contenção. Se podemos usar o investimento feito no ano passado, transformando-o numa boa oportuni- dade, então devemos fazê-lo", defendeu a ministra da Saúde.

Uma "oportunidade em saúde pública", reforçou a ministra, recusando a palavra oportunista quando confrontada com a decisão de dar vacinas gratuitas aos idosos e recusar a integração da mesma no Plano Nacional de Vacinação.

Até agora, o Estado pagou 15 milhões de euros por vacinas da gripe A e mais 7,5 milhões nas doses que foram trocadas agora pela vacina da gripe sazonal e que serão pagas em três anos. Em cima da mesa estão mais 7,5 milhões de euros em vacinas da gripe A que o País não quer.

"Estamos a negociar. Temos ainda algum tempo. Todas as hipóteses estão em cima da mesa", disse Ana Jorge, quando questionada sobre a possibilidade de trocar as vacinas por outros medicamentos a serem gastos nas farmácias hospitalares.

Tal como o DN avançou ontem, este ano e até 2012 vão ser distribuídas gratuitamente cerca de 300 mil vacinas da gripe sazonal a idosos com mais de 65 anos, internados em lares, centros de cuidados continuados e beneficiários do complemento solidário. E para aproveitar as vacinas da gripe A que já estão no País, todos podem ser vacinados sem limite de idade.

"Qualquer pessoa que não faça parte do grupo recomendado para vacina da gripe sazonal, com mais de seis meses, pode tomar a vacina da gripe A gratuitamente. Só precisa de marcar o dia com o centro de saúde", disse Ana Jorge, durante a apresentação da campanha que arranca no início de Outubro.

Quem foi vacinado no ano passado não precisa de fazê-lo este ano. A validade dos cerca de dois milhões de vacinas da gripe A que estão no País termina no próximo ano.

fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário

Veja aqui os telegramas publicados por The Guardian

Veja aqui os telegramas publicados por The Guardian
Veja aqui os telegramas publicados por The Guardian