Maré negra no Golfo do México é a maior da história
É o maior derrame petrolífero que a história mundial já conheceu. Foram derramados no mar 780 milhões de litros de petróleo e hoje a BP inicia uma nova operação para parar de vez a libertação de crude.
Os efeitos da maré negra continuam a fazer-se sentir na costa do estadoe de Louisiana
A explosão de uma das plataformas da BP no Golfo do México a 20 de abril deste ano, tornou-se, segundo a comunidade científica norte-americana, a maior catástrofe ambiental não provocada de todos os tempos.
A catástrofe fez verter no mar quase cinco milhões de barris de petróleo, o equivalente a 780 milhões de litros de petróleo.
Em 1979, o mundo também tinha conhecido uma grande catástrofe ambiental, com um derrame de petroleo na Baía de Campeche no México. Nessa altura, o acidente na plataforma petrolífera de Ixtoc derramou no mar cerca de 3,3 milhões de barris de petróleo.
BP em ação outra vez
Desde 20 de abril, os sistemas utilizados na tentativa de inverter a situação recuperaram 800 mil barris, cerca de 127 milhões de litros de petróleo.
Esta terça-feira a BP tinha previsto iniciar uma de duas operações para tentar travar o derrame. A técnica passa por injetar fluidos de perfuração, material utilizado na construção dos poços para lhes dar estabilidade.
A operação que decorre durante todo o dia de hoje poderá, se necessário, estender-se pelo dia de amanhã, quarta-feira.
fonte: Expresso

Sem comentários:
Enviar um comentário