Obama apoia a construção de uma mesquita junto ao "Ground Zero" de Nova Iorque
World Trade Center uma semana após os atentados
O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, apoiou uma controversa proposta para se construir uma mesquita e um centro islâmico nas proximidades do “Ground zero” de Nova Iorque, tendo dito ontem que “os muçulmanos têm o mesmo direito de praticar a sua religião que qualquer outra pessoa”.
Esse direito “inclui a construção de um local de culto e de um centro comunitário em propriedade privada da baixa Manhattan, de acordo com as leis locais”, sublinhou o Presidente durante um jantar com que se celebrou na Casa Branca o mês sagrado do Ramadão.
Estas observações foram já elogiadas pelo mayor de Nova Iorque, Michael Bloomberg, que na semana passada anunciara o seu apoio a esse projecto de um centro comunitário islâmico.
Bloomberg comparou o discurso de Barack Obama a uma carta que o Presidente George Washington escreveu em apoio de uma congregação judaica de Newport, no estado de Rhode Island. “As palavras do Presidente Obama evocaram a recordação feita por Washington de que a liberdade é para todos”, disse Bloomberg, descente de judeus russos e uma das pessoas mais ricas dos Estados Unidos.
“O President Obama está errado”, afirmou por seu turno o congressista republicano Peter King, de Nova Iorque, segundo o qual não é sensato erguer uma mesquita nas proximidades do local onde existiu o World Trade Center, destruído pelos ataques terroristas de 11 de Setembro de 2001.
fonte: Público

Sem comentários:
Enviar um comentário