terça-feira, 3 de agosto de 2010

Venda de carros cresceu 18,3% no mês de Julho


Valores de 2009 foram os mais baixos dos últimos 22 anos, diz associação do sector.

As vendas de automóveis ligeiros registaram, em Julho, um crescimento de 18,3% face a igual mês de 2009, tendo sido vendidas 20 291 unidades. Os dados são da Associação Automóvel de Portugal (Acap), que aponta a "renovação nas frotas das empresas" e em particular nas empresas de rent a car, como o "principal factor" para explicar o acréscimo do mercado, mais favorável do que inicialmente previsto.

Importante e a ter em conta, é o facto de as vendas de 2009, "que servem de referência à variação de 2010, terem sido anormalmente baixas". Aliás, sublinha a Acap, foram mesmo os valores "mais baixos dos últimos 22 anos".

Quanto às vendas de ligeiros em Julho último, a associação sublinha que o crescimento registado "está claramente abaixo da média do primeiro semestre (57,7%), denotando uma desaceleração do mercado que se irá intensificar nos próximos meses".

Coube à Renault o top no ranking das vendas de veículos ligeiros de passageiros, seguida da Volkswagen e da Peugëot.

Já em termos acumulados, nos primeiros sete meses do ano, o mercado de ligeiros de passageiros em Portugal atingiu vendas de 135 552 unidades, o que corresponde, apesar do cenário de crise, a um crescimento de 50,2% face ao período homólogo de 2009.

Quanto aos veículos comerciais, o mercado registou, em Julho, um crecsimento de 14,6% em relação ao mês homólogo de 2009, o que correspondeu a 3615 veículos vendidos. Entre Janeiro e Julho, o crescimento foi de 23,1%, o que corresponde a um total de 25 540 unidades comercializadas em Portugal. Em termos de marcas, a única diferença em relação ao ranking dos veículos ligeiros de passageiros é que o segundo lugar é ocupado pela Citröen.

Quanto aos veículos pesados, a evolução voltou a ser negativa, tendo sido vendidos 355 veículos, que geraram uma quebra de 16,9%. Até Julho, as vendas foram de 1982 unidades e a quebra foi de 20,1% face a 2009.

fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário

Veja aqui os telegramas publicados por The Guardian

Veja aqui os telegramas publicados por The Guardian
Veja aqui os telegramas publicados por The Guardian