quarta-feira, 4 de agosto de 2010

75% do crude derramado foram limpos ou decompuseram-se


Quase três quartos do total do crude derramado desde o acidente no poço da BP no Golfo de México, foram limpos ou decompuseram-se graças a processos naturais, informou hoje a Casa Branca.

Numa declaração às televisões norte-americanas, a conselheira de energia da Casa Branca, Carol Browner, afirmou que apenas um quarto do derrame representa ainda um perigo para o ambiente.

De acordo com a responsável da Casa Branca, a maior parte do crude foi limpa ou decompôs-se graças a processos naturais: 'A mãe natureza fez a sua parte', afirmou Carol Browner, poucas horas após a BP ter anunciado que a sua última estratégia para conter o derrame estava a funcionar.

O derrame começou a 20 de abril quando a plataforma Deepwater Horizon do consórcio petrolífero britânico explodiu, causando a morte de 11 trabalhadores.

Desde o incidente -- classificado como o pior desastre ambiental causado por um derrame nos Estados Unidos - já terão sido libertados para as águas do Golfo de México o equivalente a cinco milhões de barris de petróleo.

A conselheira de energia da Casa Branca afirmou que um relatório sobre a matéria -- que será divulgado ainda durante o dia de hoje - é 'animador', sem, no entanto, adiantar mais pormenores. Mesmo assim, Browner salientou a necessidade de continuar operações de limpeza.

fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário

Veja aqui os telegramas publicados por The Guardian

Veja aqui os telegramas publicados por The Guardian
Veja aqui os telegramas publicados por The Guardian