Construção de mesquita perto do Ground Zero foi aprovada
Uma comissão de preservação do património da cidade norte-americana de Nova Iorque aprovou hoje a construção de uma mesquita controversa perto do Ground Zero, onde estavam as torres gémeas destruídas nos atentados de 11 de Setembro de 2001.
A comissão decidiu por unanimidade retirar da lista de monumentos históricos o edifício dos números 45 e 47 de Park Place, perto do Ground Zero, onde a mesquita deverá ser construída.
O imóvel, de 1850, alberga apenas uma loja de roupas que está já ao abandono.
"A comissão votou por nove votos, contra zero, para retirar o edifício" da lista, afirmou o seu presidente, Robert Tierney.
Quando os nove membros da comissão explicaram os motivos que levaram àquela decisão, a maioria das pessoas que assistia à reunião do organismo aplaudiu, mas outras gritaram "vergonha".
Uma mulher levantou uma placa onde se lia: "Não glorifiquem a morte de três mil pessoas. Não à mesquita do 11 de Setembro" e ainda "o Islão edifica mesquitas no local das suas conquistas".
A classificação do imóvel oitocentista podia ter impedido a sua demolição e, consequentemente, a construção da mesquita e de um centro islâmico, um projecto muito controverso, a poucos metros do Ground Zero.
A construção da mesquita deverá ser aprovada em maio pelo Conselho Municipal de Nova Iorque.
Além da mesquita, está também prevista a construção de campos desportivos, um teatro, restaurantes e, eventualmente, uma creche.
fonte: DN

Sem comentários:
Enviar um comentário