domingo, 18 de julho de 2010

Financiamento e possibilidade de prevenção em foco na conferência sobre sida


A cantora Annie Lennox foi uma das personalidades convidadas para a abertura da conferência

As possibilidades de novos meios de prevenção como os microbicidas ou o recurso antecipado a tratamentos, assim como as dificuldades de financiamento pioradas pela crise económica são os temas principais da 18ª conferência sobre sida que hohe começou em Viena e junta mais de 20 mil pessoas entre investigadores, peritos, associações e cerca de dois mil jornalistas.

Dois estudos deram o mote para a conferência, que se prolonga até dia 23: um, publicado no "Journal of the American Medical Association" (JAMA), recomenda o início antecipado do tratamento, muito antes de aparecerem sintomas, como meio de impedir a destruição progressiva do sistema imunitário. O outro, publicado pela revista médica "The Lancet", diz que se os doentes com sida fossem todos tratados com a terapia tripla os casos de novas infecções baixariam para metade.

Ambas as sugestões implicam problemas de financiamento: as terapias são caras e nem todos os países terão dinheiro para as administrar a todos os doentes. A falta de financiamento, aliás, será o outro tema forte da conferência. “Estou muito preocupado”, disse Michel Kazatchkine, director do Fundo Mundial contra a Sida, Tuberculose e Paludismo, que financia uma boa parte da luta contra a doença. O fundo deveria obter entre 13 e 20 mil milhões de dólares para o período de 2011-13, mas Kazatchkine diz-se incapaz de fazer um prognóstico de quanto receberão a dois meses de uma conferência de reconstituição do Fundo.

Segundo a Onusida, seriam precisos 25 mil milhões de dólares para combater a sida nos países mais pobres. Faltam neste momento 11,3 mil milhões de dólares.

Bill Gates, o multimilionário fundador da Microsoft, vai estar amanhã na conferência para defender a melhor utilização das verbas onde têm mais impacto – deverá advogar a circuncisão masculina, por exemplo.

Para além disto, são aguardados com expectativa os resultados de um estudo, que deverão ser publicados terça-feira, sobre um gel microbicida com o antiviral tenofovir. Se os resultados deste estudo, com 850 sul-africanas, forem interessantes, seguir-se-á um em grande escala com quatro mil pessoas.

O programa e informação geral sobre a conferência está no site http://www.aids2010.org/

fonte: Público

Sem comentários:

Enviar um comentário

Veja aqui os telegramas publicados por The Guardian

Veja aqui os telegramas publicados por The Guardian
Veja aqui os telegramas publicados por The Guardian