terça-feira, 20 de julho de 2010

Suspeita de nova fuga preocupa EUA


BP detectou infiltração de metano que pode indiciar fuga de petróleo ou gás. Testes à tampa de contenção continuam.

Depois de ter sido anunciado no fim-de-semana que o derramamento de petróleo no golfo do México tinha sido finalmente travado com recurso a uma tampa de contenção, há indícios de que possa existir uma nova fuga.

Thad W. Allen, responsável do Governo dos EUA pela monitorização dos trabalhos de resposta ao desastre, informou que os cientistas governamentais falaram no domingo com a BP sobre uma infiltração de metano no leito marítimo. Esta situação pode indiciar a existência de uma fuga de gás ou petróleo e levar a que a tampa de contenção seja removida.

Ainda assim, o Governo americano autorizou ontem a empresa a prosseguir com os testes de pressão para verificar se o dispositivo está a funcionar correctamente, já que foi colocado a uma profundidade nunca antes testada. "Autorizei a BP a continuar os testes de integridade [da tampa de contenção] por mais 24 horas, na condição de que esta cumpra as suas obrigações e monitorize com rigor quaisquer sinais de que este teste possa vir a piorar a situação", referiu Allen, citado pelo The New York Times.

Caso a petrolífera britânica consiga manter as válvulas da tampa de contenção fechada até a perfuração de um dos poços de alívio estar completa, o derrame poder ser finalmente controlado, três meses depois da explosão da plataforma DeepWater Horizon.

Contudo, se os problemas com o dispositivo forem confirmados, o Governo poderá ordenar que a tampa seja retirada e o petróleo voltará a correr livremente pelo Golfo do México.

A perfuração do primeiro poço de alívio, iniciada a 2 de Maio, deverá estar completa no fim deste mês. Nessa altura, será possível começar a injectar lama e cimento no poço para que este possa ser permanentemente selado.

fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário

Veja aqui os telegramas publicados por The Guardian

Veja aqui os telegramas publicados por The Guardian
Veja aqui os telegramas publicados por The Guardian